domingo, 8 de novembro de 2009

Matéria publicada pelo jornalista Edmo Sinedino no portal nominuto neste Domingo, 08/11/2009 às 12h16



Dr. Berg: ele respira esporte

Nuremberg Pereira de Araújo já foi tudo em São Tomé, mas as conquistas no comando do Potengi provocaram as maiores emoções.

Por Edmo Sinedino

Fotos: Canidé Viana
Conhecido por Dr. Berg, batizado Nuremberg Pereira de Araújo, o desportista mais ilustre de São Tomé já completou 80 anos, isso foi no último dia 15 de abril. Dia desses, os amantes da bola da cidade do Potengi, e muitos que moram em Natal lhe fizeram uma homenagem especial. Mais que justa.

Ele nasceu em Currais Novos, mas praticamente só fez nascer lá. Seu ofício, sua vida, suas paixões, suas realizações e todas as grandes boas lembranças estão mesmo em São Tomé, cidade encravada na região do Potengi, distante 129 quilômetros de Natal.

Dr. Berg costuma dizer que se meteu no futebol desde que se entendeu de gente. Falou que em 1935 já corria atrás de bola, mas lógico que deve ter sido nas ruas de areia de São Tomé. Pois nessa data tinha somente 6 aninhos de idade.

No Potengi mesmo, equipe tradicional da cidade e da região, criada em 1929 por Rainel Pereira, o chefe político da cidade, justamente no ano que nasceu, ele deve ter dado seus primeiro passos por volta de 1945, acredita seu filho Nurenga, criatura muito querida da cidade, um dos três filhos de Dr. Berg.



Admite que chegou a jogar no Potengi, era meia direita, batia uma bolinha, mas diz que não era um bom jogador. "dava para o gasto". No entanto, no ano de 1955 recebeu o Potengi das mãos do tio, Rainel Pereira de Araújo, se tornando técnico e presidente, o faz tudo da equipe e foi assim até o ano de 2004, quando passou o bastão para o atual prefeito Babá, que também foi jogador da equipe (ainda joga).

Campeão do Interior

Sob seu comando, se já era famosa e respeitada, a equipe do Potengi se tornou a mais forte da região. Difícil de ser batido fora de campo, imagine dentro da cidade de São Tomé. Em 1962, o auge do Potengi. A equipe se sagrou campeão interiorana, vencendo a decisão contra Macau de 3 a 1, partida realizada no estádio Juvenal Lamartine.

Na chegada a São Tomé, feriado municipal de três dias, três dias de festa, muita bebida, música e alegria. O então prefeito da cidade, Dr. José Aribaldo, que também já havia vestido a camisa do Potengi, patrocinou toda a festa para os jogadores, comissão técnica e torcida. Foi, sem dúvida, a maior conquista da cidade no esporte em todos os tempos.

Na competição, Dr. Berg diz que comandou o time com o auxílio do paraibano Souza, um desportista que veio morar em São Tomé que entendia muito de futebol. Diz que a ajuda dele foi muito importante. Figuras como Veludo, Lindemberg (irmão de Dr. Berg), Dr. Heriberto (depois médico do ABC), Rainel (primo), Titico, Ari de Caboco, Ivo Sapateiro, Raulindo, Severino e Mundoca ficaram para sempre na história da cidade.

Após a conquista do Interiorano, o esquadão sãotomeense comandado por Dr. Berg passou uma década inteira sem perder. Isso jogando em casa e fora de casa. Isso participando de torneios e jogos na cidades de Parelhas, Currais Novos, em desafios nas cidades de Macaíba, Santa Cruz, São Gonaçlo e até Ceará-Mirim.



A campanha

Com essa equipe São Tomé foi campeão do certame de 1962: escalação da esquerda para Direita: Ivo Sapateiro, Lindberg, Rainel Filho, Eurilo Filho, Veludo, Titico Agachados: Raulino, Dr. Eriberto Rocha, Souza, Severino e Ari. (Ver foto abaixo).

Fase Final

» Em São Tomé 02.12.62 - São Tomé 3 x 0 Currais Novos - 2 gols de Ary e 1 de Mundoca
» Em Currais Novos - São Tomé 0 x 0 Currais Novos
» Em Natal 22.12.62 - São Tomé 3 x 1 Nova Cruz, gols de Severino 2 e Ary 1
» Em Natal 23.12.62 - São Tomé 3 x 0 Macau, gols de Rainel, Ary e Betinho. Com esse resultado São Tomé foi campeão de 1962 e levou para a cidade a Taça Aluizio Alves.

Mais de 80 partos

Nuremberg Pereira de Araújo queria se formar médico, mas não passou no curso de medicina. Não titubeou ao ver a abertura do primeiro curso de farmácia. Fez e passou. Depois de formado quis se estabelecer em Currais Novos. Farmácia comprada, tudo pronto. Mas quis o destino que o vendedor do ponto se "quebrasse" no negócio. Ele então se estabeleceu em São Tomé.

Na cidade, assistido pela experiência da enfermeira Maria Luiza, realizou mais de 80 partos. Em São Tomé, além de médico parteiro, se orgulha em dizer que já foi quase tudo - prefeito, vice, vereador, juiz de paz, delegado de polícia em exercício, além de farmacêutico, médico, jogador, técnico, roupeiro e presidente do Potengi Clube.

Dr. Berg é casado há mais de 50 anos com dona Ivone Gomes de Araújo, e tem três filhos: Pedro Neto, José Ivanberg e Nuremberg Filho.

Dr. Berg poderia sim ser o personagem principal de um filme sobre o futebol do interior, sobre o futebol de São Tomé. O desportista fez muitas coisas na vida, mas sempre respirou esporte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário