PT aposta em aliança na majoritária e disputa solo na proporcional
Partido quer eleger mais um, além de Fátima Bezerra, para a Câmara Federal, e mais dois, além de Fernando Mineiro, para a Assembleia Legislativa.
O assunto foi pauta do encontro realizado hoje (1º) pelo Diretório Estadual do partido, em que estiveram presentes a deputada federal Fátima Bezerra, o deputado estadual Fernando Mineiro, o presidente estadual da legenda, Geraldo Pinto, o presidente da Fundação José Augusto, Crispiniano Neto, e o Secretário de Educação, Ruy Pereira, entre outros.

“Estamos pensando na ampliação de nossa representação parlamentar”, defendeu o ex-deputado estadual Júnior Souto.
Júnior Souto é pré-candidato a deputado estadual. Além dele e Fernando Mineiro, o ex-prefeito de Antônio Martins José Júlio, o ex-vereador Hugo Manso, o presidente da Fetarn, Manoel Cândido, e o vereador curraisnovense Odon Júnior também estão interessados em concorrer ao cargo.
No plano federal, são pré-candidatos Fátima Bezerra, Geraldo Pinto e o vice-prefeito de Caicó, Gilberto Costa.
O partido não quer cometer o mesmo erro de 2008, quando a aliança com os nove partidos na chapa proporcional - condição imposta pelo PSB - entre eles pesos pesados do PMDB e PSB, fez com que o PT ficasse de fora da Câmara Municipal.
A ideia agora é sair sozinho na campanha para deputados e eleger mais um, além de Fátima Bezerra, para a Câmara Federal, e mais dois, além de Fernando Mineiro, para a Assembleia Legislativa.
A legenda também pode conversar com aliados históricos, como o PCdoB e PDT, para compor uma chapa pequena. “Os nomes devem ficar definidos entre abril e maio do próximo ano”, avaliou Fernando Mineiro.
O PT conquistou mais 2 mil filados nos últimos dois anos e possui quatro prefeitos e nove vice-prefeitos no Rio Grande do Norte. Atualmente, são cerca de 7.200 filiados no estado.
Junto com Wilma na majoritária
Na chapa majoritária a estratégia é inversa: o PT quer fazer parte de uma ampla aliança, tendo como alicerce o PSB da governadora Wilma de Faria, para fazer coro no RN à campanha de Dilma Rousseff à presidência.
O PT não abre mão, no entanto, de participar ativamente da definição do candidato ao governo. São pré-candidatos o vice-governador Iberê Ferreira (PSB), o deputado federal João Maia (PR) e o deputado estadual Robinson Faria (PMN).
“Quero construir um bom palanque para a ministra Dilma Rousseff. A chapa nacional será balizadora para mim”, disse Fátima Bezerra, que deve conversar com os pré-candidatos nos próximos dias. Ela também defende candidatura própria ao Senado caso o PMDB decline da aliança.
Há ainda a possibilidade, essa mais remota, de o PT indicar o candidato a vice-governador caso a dupla Robinson Faria e João Maia saia da base aliada para construir chapa própria ou, atraída pelo DEM do senador José Agripino, compor chapa com a senadora Rosalba Ciarlini (DEM).
Fonte: no minuto
Nenhum comentário:
Postar um comentário